Do ser-e-inventar...

Incrível nossa capacidade de se transformar e se reinventar, a cada passo, a cada experiência, ao novo, ao lugar.

Em três anos vivi grandes mudanças. Conheci lugares, nichos, famílias e pessoas diferentes. Consigo olhar para trás e sinto que apesar de ter vivido intensamente tudo e a todos, às vezes me comportava como uma expectadora. Alguém que os observava, interagia, conquistava, analisava e logo se despedia, levando um pouco de cada um, de suas vidas, culturas, conquistas de seus prazeres e dissabores.

Gente!
O lugar, com suas peculiaridades, atrativos, história e contextos torna-se vazio quando não se conhece pessoas, não se estreita relacionamentos, quando não se constrói ligação, vida e amizade. Conheci pessoas que de certa forma estarão sempre comigo, porque as vivi tão intensamente que um pouco delas ficou em mim. Seja um olhar, jeito de ser, sorriso, conselho, sermões, aquele gesto altruísta ou até mesmo aquela noite de lágrimas solidária. Também foram evidentes as decepções e os desapontamentos - a dura e cruel tarefa de encarar a realidade, a maldade, debilidade e falha das pessoas, inerente a todos. Experimentei o cuidado e o carinho de Deus em cada um deles, de formas e intensidade diferentes.

Queria poder expressar para todos eles, cada um - seja de Fortaleza, Belo Horizonte, Palmas, Rio de Janeiro à Dores do Indaiá... O quanto foram e são tão preciosos pra mim. Mas tenho a amarga franqueza de admitir: sou péssima em manter contato!

"Changes"

Depois de um tempo difícil. Vivi um choque. De volta a estaca zero: cidade natal. Ali, apesar da vista ainda embaçada, passei a enxergar, claramente, pequenas verdades...

Descobri que apesar de tudo e de todas as frustações, existe algo incrustado em mim que excede toda dor e todo o medo. Ele me faz renegar qualquer segurança palpável ou falsa, em função dos meus princípios e da minha aliança profunda e eterna com Ele. De forma tão sutil, sobrenatural e real, Ele é sempre suficiente pra mim.

Entendi que apesar de tudo, sou muito abençoada porque minha família é o meu bem mais precioso e, mesmo distantes, temos uns aos outros. Amo cada coisinha e cada pedacinho deles. Depois de algumas mudanças, finalmente entendi que amo e escolhi a cidade mais nova do Brasil pra viver, ela parece comigo. Sempre me recebe como um filho que volta pra casa e ainda com mimos e ovação de "Palmas".

E ainda na luta por vencer numa redação "eletrizante", descobri que nada é impossível ou difícil, quando você batalha pela sobrevivência. Os limites ou os obstáculos ficam escancarados como simples portas para, naturalmente, ultrapassá-los. De quebra, ainda percebi que me divirto com minha labuta jornalística.

Descobri ainda que a dor de mais uma desilusão é superada com muito trabalho, bons e velhos amigos e o já conhecido "tempo". Finalmente entendi, que apesar das desavenças e desgastes que a moradia com amigos causem, eu odeio morar sozinha! Sou mais feliz, quando tem mais alguém em casa, quando ouço o barulho vindo da cozinha, ou das conversas soltas sobre os afazeres do dia, antes de mais uma noite de sono.

Rompi preconceitos. Desvencilhei-me da busca infeliz pela perfeição, aceitei meu estado civil como uma benção, e claro, uma fase... (rs). Aprendi a rir de mim mesma, das minhas tolices e inseguranças, curtir minhas amigas, jogar conversa fora, além de rir bastante e mostrar a beleza em ambientes charmosos, regado a boas conversas e companhias.

Depois de tantas afirmações, acreditei que meu sorriso é realmente encantador, bem como a minha pessoa cativante...(olha a modéstia). Defini dentro de mim o quanto amo pessoas e o quanto quero estar perto delas. Como aprecio poesia, boa música, fotografia e aqueeela leitura.

Enfim.

Momentos, lágrimas, pessoas e lugares; somam à bagagem, transformam o cotidiano, recriam algo a partir do que já existe. O dom, a fé, a presença Dele, a força. O mistério do ser, do viver e a incrível capacidade diária do homem de se reinventar.

Comentários

  1. Bela redacao e contexto! Nao conhecia essa sua capacidade intelectual de despojar com tamanha facilidade a atencao alheia. Nao só por sua beleza, evidente. Mas sim, com cada palavra e pensamento que nos fazem sentir-se bem e estupefatos ao fim da leitura.

    Li so o título e pensei "la vem pancada"! Contrariando-me, vc enfatizou perfeitamente o nosso cotidiano, nossas estreitas e mais largas relacoes.. enfim, o valor de cada momento. Realmente vale, e muito. Sempre de forma positiva - mesmo com frustracoes. Afinal, a gente aprende nos nossos erros como tbm nos dos outros. Pode ter certeza que esse tipo de...

    Certo...

    Queria escrever mais, porém, estou acordado.
    Ate.

    ResponderExcluir
  2. Lindo é poder me ver em situações citadas neste texto...
    Minha cama emprestada e o choro ao telefone...
    Lindo é ver que você tinha que ser mesmo quem é, feito jornalismo e passado um em BH tempo comigo.
    Amiga, Jesus permaneça contigo ;)

    ResponderExcluir
  3. Leonardo, me surprendi de verdade com sua crítica. Fiz até outra leitura do texto depois dela. Sinto-me honrada e grata. =)

    ResponderExcluir
  4. eita ^^

    O fato era que adoraria ficar horas trocando boas ideias com vc. Admiro demais pessoas assim.. e mais, li seu texto, isso sim é uma honra. Entao, o honrado aqui sou eu, ta?! :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lembrança sólida